a galeria

logo_davera_site2018

Breve Histórico

Desde 1979, a galerista Vera de Nonohay Schneider, dedica-se às atividades artísticas. Além de exposições periódicas de nomes importantes do cenário brasileiro, foram realizados em sua Galeria de Arte grandes eventos culturais, dos quais citamos:

— “EXPRESSSÕES DA ARTE BRASILEIRA” – com obras de Portinari, Volpi ,Di Cavalcanti e outros.

— Na I Bienal do Mercosul, a galeria foi selecionada pelo Curador como evento paralelo credenciado com a exposição “1935 – MOMENTO EXPRESSIVO DA ARTE NO SUL”.

Cursos de Arte, Palestras sobre Restauração, Mostra de Design de Móveis e Palestras sobre Monet, Michelangelo, Van Gohg e outros foram momentos culturais marcantes.

— O evento “FAHRION: UM OLHAR SOBRE O UNIVERSO FEMININO”, foi considerada a única exposição com características museológicas realizada fora de um museu em nossa cidade.

— “ENCONTRO COM LEONARDO DA VINCI” – Palestra seguida de almoço temático com pequena apresentação teatral sobre a personalidade de Da Vinci e suas incríveis invenções , até mesmo na gastronomia.

— Evento semelhante foi: “TRIBUTO À FRIDA KAHLO” – quando 10 renomados artistas apresentaram obras suas numa releitura dos trabalhos da artista mexicana. Após abertura da exposição, uma palestra e um almoço temático baseado nas receitas do livro “Las Fiestas de Frida”.

As exposições acima citadas foram realizadas quando a galeria estava localizada na Associação Leopoldina Juvenil.

— No ano de 2000 , a Galeria DAVERA foi convidada a realizar duas exposições na Cidade do Porto , em Portugal : Uma na Universidade Fernando Pessoa, com gravuras de nomes de destaque da arte brasileira e uma individual do artista carioca Armando Romanelli.

— Em 2009 a Galeria DAVERA instalou-se no Hotel Blue Towers Porto Alegre com uma série de exposições de artistas gaúchos, com trabalhos de pintura, escultura, fotografia, etc

— No ano de 2011 foi a primeira galeria de Porto Alegre a apresentar trabalhos de grafiteiros em suas paredes. Foi uma audácia, pois era uma coisa muito nova surgindo no exterior.

— Em 2014 a galeria foi convidada pelo Sheraton Porto Alegre Hotel, para ocupar seus espaços e retornar a realização de eventos culturais seguidos de almoços temáticos. Sempre com grande adesão de público, foram apresentados importantes nomes na arte internacional, entre eles os de maior sucesso foram: “SALVADOR DALÍ” e “MULHERES ARTISTAS DO SÉCULO XV ao SÉCULO XX”.

No momento atual a proposta de DAVERA Arte & Cultura é não somente trabalhar com artes plásticas , mas com a cultura em todas suas formas e manifestações.